O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/RS) reuniu diversas instituições na sede da autarquia, em Porto Alegre, na última quarta-feira (7). O objetivo do encontro foi buscar formas sinérgicas para a potencialização das ações do Plano Nacional para Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil (PAN Lagoas do Sul), por meio da parceria com outras organizações que atuam na região da Costa Doce, entre elas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nas obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas).
A equipe de Gestão Ambiental do empreendimento gaúcho teve a oportunidade de apresentar atividades dos programas de Educação Ambiental e Comunicação Social realizadas pelo DNIT em atendimento às diretrizes do licenciamento ambiental.
Além do DNIT e do Ibama, estavam representados o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema/RS), a Emater/RS-Ascar e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), contando ainda com a participação de uma liderança do quilombo Chácara da Cruz, localizado no município Tapes.
Novas reuniões devem ocorrer nos próximos meses no intuito de encaminhar as proposições de ação conjunta consideradas no primeiro encontro.